top of page
  • Jill Muricy

Não Importa o que Você Esteja Passando, Decida-se Pela Melhor Vida que Você Pode Ter

Na perfeita infinitude da Grandeza Onipotente, o autor do tempo e da Ciência insondável, cria seres humanos extraordinários para inspirar a Humanidade. Tudo que acontece na Terra, vem com o propósito definido do Céu.

Os acontecimentos têm a missão de produzir ESPERANÇA na vida das pessoas, por isso, tudo que acontece é para uma nobre causa que às vezes, desconhecemos. Mas tudo se torna em BENÇÃO!

Renata Lazara Borges Alves, exemplo de superação/Foto: arquivo pessoal


Ser FELIZ é uma questão de escolha, então, seja motivação para os outros. Escreva os mais belos capítulos para à própria jornada existencial.


Tudo começa na infância

A mineira Renata Alves nasceu na cidade de Patos de Minas, residiu na zona rural, em Cruzeiro da Prata, interior de Presidente Olegário, no estado mineiro até os 19 anos. Filha de pais camponeses tem três irmãos.


A família Braga Alves só tomou conhecimento da deficiência da menina após o nascimento. Pois naquela época além de ser difícil, a mãe da criança não realizou o pré-natal. Apesar do espanto dos pais, a aceitação deu lugar ao amor que superou todo medo.


Renata nasceu com uma deficiência congênita sem patologia: ela não tem o braço esquerdo, e o braço direito não desenvolveu adequadamente, principalmente a mão direita, mas o membro possui todos os movimentos. O que a possibilita de realizar as tarefas laborais.

Renatinha, aos sete anos/Foto: arquivo pessoal


Na infância a menina brincou bastante de boneca, queimada, escolinha, casinha, futebol, esconde-esconde e pega-pega. Ao lado dos amiguinhos, ela viveu e brincou incansavelmente. Gostava de subir nas árvores, era a maior diversão.

Teve a infância livre apesar das limitações causadas pela deficiência que, na época Alves não tinha noção de algumas dificuldades, por isso viveu "normalmente". Alimentava o sonho de um dia poder dirigir.


No período da adolescência, a etapa foi bem vivida e os encantos pela vida eram intensamente aproveitados. Pois, por trás de todo acontecimento existe um propósito do autor do tempo. E a deficiência veio para ensinar a felicidade nas coisas simples do cotidiano.


A SUPERAÇÃO: o auge do SUCESSO


Renata sempre foi uma garota muito estudiosa. Antes de iniciar o Ensino Médio, em 2004, ficou um ano sem estudar, pois, onde morava não possuía colégio com o segundo grau. No ano seguinte a mineira retornou à escola até concluir os estudos em 2007.

Apesar de algumas limitações no corpo, a mente de Renata não tem limite. Ela é uma mulher extraordinária, que conseguiu ir além dos limites impostos pelas circunstâncias. Em meados de 2008, a moça foi morar na cidade, em Presidente Olegário.


A estudante recebeu ajuda financeira de um amigo para prestar vestibular e conseguiu uma bolsa integral na faculdade, posteriormente, formou-se em Publicidade e Propaganda.

Depois de formada, a publicitária tentou emprego na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), ela se identificava com aquele ambiente, mas não foi bem recebida pela direção da instituição, nem para ser estagiária, mesmo tendo curso superior.


Apesar dos percalços profissionais, Renata continuou com estudos acadêmicos. Pós graduou-se em Serviço Social e cursa faculdade de Serviço Social. Realizou o sonho de tirar a carteira de habilitação e dirige perfeitamente em carro adaptado.


Esperou 12 anos para ter o emprego dos sonhos, trabalha como estagiária na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Presidente Olegário, desde 2020. Dona de uma autoestima indescritível, é palestrante motivacional, inspira a todos por onde passa. Em 2017, conquistou a casa própria e em 2022 o carro próprio.

Renata dirigindo para o trabalho/Foto: arquivo pessoal


A superação é para quem não desiste de lutar, tudo só acontece no tempo certo! Desde quando era bebê, a Assistente Social não pode ingerir nenhum tipo de açúcar que vomita e chega até desmaiar. Ela possui uma alergia incomum a tudo que tem o sabor doce.

Renata em uma de suas palestras/Foto: arquivo pessoal


A deficiência é a principal motivadora da jornada de Renata, ela escreve com o pé e digita no computador e celular com o braço direito normalmente.


A VIDA nos Dias de Hoje

No auge de seus 34 anos, Renata desfruta de uma vida sossegada e regada de motivação. Católica, devota de Nossa Senhora Aparecida, a publicitária tem uma fé incondicional em Deus. Ama estar com a família, principalmente com a sobrinha que vai fazer um aninho. Dona de um sorriso encantador, anda sempre elegante e não dispensa sair com o amigos nos fins de semana.

Família Braga Alves: pais e irmãos de Renata. Débora (em pé), Vanessa, Renata, Izabel, Juscelino e Alex/Foto: arquivo pessoal


Desde 2019, a palestrante motivacional atua nas redes sociais como digital influencer, ela produz um conteúdo inspirador. Começou no YouTube, depois foi para Instagram, onde faz propagandas para diversas marcas. E no TikTok, tem vídeos com mais de quatro milhões de visualizações.

Renata Alves, além de ser apaixonada por leitura e música de qualidade, aceitou a deficiência como um desígnio do autor da vida. Mesmo precisando de ajuda para realizar algumas tarefas, a brava mulher nunca se sentiu inferior ou incapaz de realizar suas atividades e objetivos.


É na fragilidade humana que o poder de Deus se manifesta. O maior sonho da encorajadora Renata, além de construir uma família, é viajar o Mundo contando às Nações a própria história de superação.



Destaque
Tags
bottom of page