• Jill Muricy

Pare de Reclamar


Bia em seu Ateliê

A vida é uma obra de arte perfeita. E usar a arte para inspirar a vida é trabalho de artesão.

Ainda que as coisas não sejam como queremos, por mais que o nosso corpo tenha um membro com uma deficiência, pode-se viver normalmente como se nada tivesse acontecido.

Nossa existência é inexplicável! E a sabedoria emocional com que precisamos enfrentar os obstáculos nos torna pessoas incríveis.

Você pode não ter tudo e, mesmo assim, se tornar o mais autêntico e brilhante artista, que encanta e inspira todos ao seu redor, com a arte que cria.

Delicadeza e criatividade são virtudes que definem a paranaense Bia Abdala. Uma artesã conceituada de Curitiba.

Bia é a caçula de 5 irmãos. Ela nasceu com a mão direita menor que a mão esquerda. Mas isso nunca foi problema para ela. Nunca se sentiu uma criança inferior ou infeliz por causa disso. Seus pais sempre a incentivaram a acreditar que ela podia amarrar o cadarço do sapato sem ajuda deles, por exemplo.

Formada em Tecnologia da Construção Civil, Bia não chegou a exercer a profissão. Casou-se e passou a dedicar todo o seu tempo à maternidade.

Quando seus 4 filhos já estavam crescidos, pensou em fazer algo que desse para conciliar com a vida familiar.

Foi aí que seus dons começaram a se revelar. Sem fazer curso e sem a ajuda das pessoas, Bia conseguiu fazer, em casa, shampoo, gel para barbear e sabonetes, apenas para o uso da família. Posteriormente, aprendeu a costurar e a pintar sozinha. Uma verdadeira autodidata.

Conjunto de necessaire produzido por Bia Abdala

Bia montou um ateliê com artes que ela mesma fazia. Sabia manusear perfeitamente a máquina de costura, mesmo com uma mão menor que a outra.


Depois de algum tempo morando nos Estados Unidos, Bia se apronfundou na técnica de straight quilting (é uma técnica desenvolvida por ela mesma, para facilitar as pessoas a fazerem o quilting. Sem precisar de um pé de máquina especial).


Ela começou a dar aula de costura no YouTube, ensinando passo a passo como fazer seu artesanato.


Atualmente, com 46 anos, Bia se dedica a fazer workshops, palestras, aulas de artesanato e cursos profissionalizantes de patchwork (trabalho com várias peças de tecidos em cores e formas diferentes, costurados entre si, formando desenhos geométricos), na web.

Conjunto de mesa, do Ateliê Bia Abdala

Com aulas grátis e particulares, Bia tem mais de 600 alunos, virtuais e presenciais, que aprendem com a artesã a arte de criar coisas excessivamente lindas.

Entre suas criações estão: bolsas, necessaires, almofadas, colchas e uma infinidade de artigos para cama, mesa e banho. Bia sempre tem como meta o melhor. Defende que a superação vem da determinação e não da deficiência.

Bia e alguns de seus alunos



Destaque
Tags